quinta-feira, 2 de junho de 2011


QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?





Sou uma professora com quase vinte anos de carreira e durante todos esses anos passei por um processo de aprendizagem juntamente com os alunos, pois quando ingressei na profissão não tinha nenhuma qualificação profissional na área, no entanto, procurei no decorrer da minha vida profissional me qualificar, buscando conhecimentos teóricos e práticos do cotidiano da vida escolar, mas no dia-a-dia no interior das salas de aula, percebi que os alunos que atendemos estão cada vez mais a frente do seu tempo, tudo isso é claro graças a tecnologia que possibilita essa rapidez.
Com isso, procuro incentivar os estudantes ao ensino através da pesquisa e compreensão do meio em que vivem para que possam expressar com propriedade do assunto em discussão, respeitando suas opiniões e contribuindo no desenvolvimento de suas idéias, para uma possível integração de conhecimentos diversificados.
Acredito sempre e reforço esse pensamento que o professor aprende muito também com os alunos, pois os mesmos muitas vezes trazem no seu contexto social histórias incríveis que para nós profissionais da educação, são exemplos de superação e dignidade humana. E como categoria que trabalhamos o desenvolvimento intelectual humano e formamos cidadãos com opiniões que representam aquilo que ensinamos, temos que buscar sempre renovação na nossa prática docente articulando as trocas de experiências com os nossos colegas de trabalho para fortalecer mais o ensino aprendizagem de ambas as partes.
Em síntese, posso dizer que nós educadores temos que procurar maneiras de chamar atenção de nossos alunos, com isso, procuro ampliar as metodologias de ensino de acordo com a disciplina na área de Ciências Humanas, até mesmo por se tratar de uma disciplina que abrange um contexto amplo de conhecimentos políticos, econômicos e sociais. Quando percebemos o interesse e avanço dos alunos na sua vida escolar, isso passa ser um dos maiores prêmios da carreira docente.



Autora: Professora Ozilda Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário